Abrir uma franquia é um grande desafio. O objetivo dessa iniciativa é continuar expandindo e aumentando os negócios, através de novas unidades gerenciadas por parceiros, aumentando a possibilidade de receita. A dificuldade surge em garantir que todas as unidades seguirão sempre o mesmo padrão. Para isso, as franquias adotam diversos tipos manuais que determinarão o comportamento de todas as unidades em relação, por exemplo, a identidade visual, arquitetura, equipamentos, fluxos operacionais e demais processos relacionados ao negócio.

Esse aspecto é um dos mais importantes de uma franquia. Afinal, o franqueado participa da iniciativa, exatamente para aproveitar a imagem de uma marca já reconhecida, com uma presença forte no mercado.

Para que essa característica tenha efeito, ele precisa ser reconhecido, onde quer que esteja.

Além do reconhecimento da parte exterior da loja, a identidade visual também se dá no interior. Na disposição dos produtos, no layout do espaço e em diversos outros detalhes que fazem com que a franquia seja única. Todos estes aspectos são estudados e solucionados nos projetos de arquitetura e interiores para franquia.

Por conta disso, o manual é um documento que deixará o mais claro possível tudo que uma unidade precisa fazer para estar adequada a franquia como um todo.

Manualização
Manualização

O manual arquitetônico de franquia

Elaborar o manual é uma tarefa complexa, e necessita da colaboração de profissionais experientes. Os manuais devem apresentar soluções para diversos aspectos do empreendimento, que muitas vezes será implantando por um franqueado com pouca, ou nenhuma experiência em administrar aquele negócio.

Por isso, além de todos os cuidados técnicos, ela precisa ser escrita de forma bem detalhada e simples de entender.

O propósito deste manual é garantir que todas as unidades tenham a mesma identidade. Por exemplo, de acordo com a expectativa de público em determinada região, o projeto precisa estar preparado para comportar lojas de diferentes tamanhos, e quem sabe, até mesmo um stand em shopping.

Outra situação mais prática que o manual precisa prever é a disponibilidade de materiais. Franquias costumam se espalhar por regiões mais distantes, e o que foi usado para construir uma, pode ser muito mais caro em outro lugar, deixando o projeto inviável. O manual, precisa conter soluções mais em conta, e que mantenham a identidade visual da franquia intacta.

É preciso também pensar na funcionalidade de cada unidade. Franquias do setor de alimentação são algumas das mais comuns, por isso, é necessário avaliar um espaço para cozinha que seja funcional e que esteja alinhado com a intenção original.

Por isso, você pode contar com a Atmosfera para prestar toda a consultoria que você precisa, na elaboração do manual de franquia. Com mais de 15 anos de experiência no mercado, podemos ajudar a garantir que cada unidade irá manter a identidade visual. E, se quiser ver alguns de nossos trabalhos, confira a galeria de fotos.

_